Logo Passei Direto
Buscar
Durante o exercício a necessidade de oxigênio é muito maior do que em repouso. Para satisfazer esse aumento de demanda ocorre um significativo aumento do debito cardíaco. O debito cardíaco é um parâmetro fisiológico que depende diretamente da frequência cardíaca e do volume sistólico. Ao observar dois indivíduos , sendo um atleta de endurance e um sedentário, correndo em uma esteira numa mesma velocidade , o Profissional de Educação Fisica observou que a frequência cardíaca do sedentário estava muito maior que a do atleta. Explique porque a frequência cardíaca do atleta estava menor.

User badge image

Enviado por Douglas Rolim há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 8 meses

Durante o exercício, a necessidade de oxigênio aumenta significativamente em relação ao repouso. Para atender a essa demanda, ocorre um aumento no débito cardíaco, que é influenciado pela frequência cardíaca e pelo volume sistólico. No caso do atleta de endurance, que possui um bom condicionamento físico, seu coração é mais eficiente em bombear sangue a cada batimento, resultando em um volume sistólico maior. Isso significa que, para manter o débito cardíaco necessário durante o exercício, o coração do atleta precisa bater menos vezes por minuto em comparação com o sedentário, cujo coração pode não ser tão eficiente, levando a uma frequência cardíaca mais alta para compensar o menor volume sistólico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino. A O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min. B O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entrando retirando o período de recuperação só ouve 50s. de exercícios efetivo. C O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o próximo esforço. D O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min, porem somente 50s de exercícios efetivo. E O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema glicolítico.

A O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min.
B O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entrando retirando o período de recuperação só ouve 50s. de exercícios efetivo.
C O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o próximo esforço.
D O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min, porem somente 50s de exercícios efetivo.
E O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema glicolítico.