Logo Passei Direto
Buscar
Durante o exercício a necessidade de oxigênio é muito maior do que em repouso. Para satisfazer esse aumento de demanda ocorre um significativo aumento do debito cardíaco. O debito cardíaco é um parâmetro fisiológico que depende diretamente da frequência cardíaca e do volume sistólico. Ao observar dois indivíduos , sendo um atleta de endurance e um sedentário, correndo em uma esteira numa mesma velocidade , o Profissional de Educação Fisica observou que a frequência cardíaca do sedentário estava muito maior que a do atleta. Explique porque a frequência cardíaca do atleta estava menor.

User badge image

Enviado por Douglas Rolim há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 11 meses

Durante o exercício, a necessidade de oxigênio aumenta significativamente em relação ao repouso. Para atender a essa demanda, ocorre um aumento no débito cardíaco, que é influenciado pela frequência cardíaca e pelo volume sistólico. No caso do atleta de endurance, que possui um bom condicionamento físico, seu coração é mais eficiente em bombear sangue a cada batimento, resultando em um volume sistólico maior. Isso significa que, para manter o débito cardíaco necessário durante o exercício, o coração do atleta precisa bater menos vezes por minuto em comparação com o sedentário, cujo coração pode não ser tão eficiente, levando a uma frequência cardíaca mais alta para compensar o menor volume sistólico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Em um treinamento de corrida o preparador físico pede para que seu atleta realize 10 sprints (corridas curtas com alta velocidade) com duração de 5 segundos em uma rampa e entre esses esforços o atleta deveria descansar em todos os intervalos 3 min. Analisando o esforço, o tempo do treino e o tempo de recuperação, classifique o sistema de energia recrutado predominantemente durante o treino. A O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min. B O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entrando retirando o período de recuperação só ouve 50s. de exercícios efetivo. C O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o próximo esforço. D O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min, porem somente 50s de exercícios efetivo. E O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema glicolítico.

A O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15 min.
B O atleta estava treinando predominantemente no sistema glicolítico pois o treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min no entrando retirando o período de recuperação só ouve 50s. de exercícios efetivo.
C O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC pois ele fez esforços de 10 segundos teve tempo suficiente para recuperar as reservas de ATP-PC para o próximo esforço.
D O atleta estava treinando predominantemente no sistema oxidativo e glicolítico pois esse período de treinamento teve uma duração de aproximadamente 15min, porem somente 50s de exercícios efetivo.
E O atleta estava treinando predominantemente no sistema ATP-PC e glicolítico pois não teve tempo suficiente para se recuperar no ATP-CP e acabou entrando no sistema glicolítico.