Segue uma pergunta que caiu na minha prova de penal: A lei que descreve como codunta ilícita colar na prova de penal e que tem como pena, 5 a 10 anos de prisão, entrou em vigor no dia 10/10/2013. Nesse mesmo dia, a aluna Vanessa foi flagrada infringindo a aludida norma, o que culminou em sua prisão. Essa prisão foi lícita? Fundamente:
(então é isso pessoal. Se vocês gostaram desse racha cuca, deem um joinha e até breve)
Segue uma pergunta que caiu na minha prova de penal: A lei estadual 8.987/13 descreve como codunta ilícita,o ato de colar na prova de penal e que tem como pena, 5 a 10 anos de prisão. Entrou em vigor no dia 10/10/2013. Nesse mesmo dia, a aluna Vanessa foi flagrada infringindo a aludida norma, o que culminou em sua prisão. Essa prisão foi lícita? Fundamente:
(então é isso pessoal. Se vocês gostaram desse racha cuca, deem um joinha clicando em aprovei e até breve)
Diego Felizola
há 12 anos
Guilherme, você está equivocado, pois o referido dispositivo, no seu parágrafo único diz que a União pode delegar essa competência ao Estado. Como a prova é de penal e não de constitucional, acredito não haver relevância para a questão. O que deve ser observado é que você só pode ser punido por uma lei anterior ao delito. Analisando que a a lei entrou em vigor no dia em que o fato ocorreu ele será sim considerado crime.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Guilherme Burzynski Dienes
há 12 anos
"A lei estadual 8.987/13 descreve como codunta ilícita,o ato de colar na prova de penal e que tem como pena, 5 a 10 anos de prisão. Entrou em vigor no dia 10/10/2013. Nesse mesmo dia, a aluna Vanessa foi flagrada infringindo a aludida norma, o que culminou em sua prisão. Essa prisão foi lícita?"
Lei estadual não faz lei penal, logo a prisão é ilícita:
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
Jonatha Chagas
há 12 anos
Excelente resposta. Muito bem