Logo Passei Direto
Buscar
Com base nas informações e imagens apresentadas, assinale a alternativa que corresponde à abordagem adotada por Gê Viana em sua obra "Sentem para jantar", ao utilizar como referência a obra "Um jantar brasileiro", de Jean-Baptiste Debret.

(A) Gê Viana reproduz, em sua obra, as mesmas relações sociais representadas na obra de Debret.
(B) Gê Viana exalta, em sua obra, especialmente as características físicas das pessoas retratadas, enquanto Debret enfatiza as relações pessoais.
(C) Gê Viana emprega, em sua obra, as mesmas técnicas e os mesmos materiais utilizados na obra de Debret, o que lhes confere grande semelhança.
(D) Gê Viana ignora aspectos relacionados a questões étnico-raciais em sua releitura da obra de Debret, focando apenas na estética visual da obra.
(E) Gê Viana busca desconstruir, em sua obra, os estereótipos étnico-raciais presentes na obra original de Debret.
A
B
C
D
E
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673682 ontem

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

ontem

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar a abordagem de Gê Viana em relação à obra "Um jantar brasileiro" de Jean-Baptiste Debret. Gê Viana, em sua obra "Sentem para jantar", busca refletir e criticar os estereótipos étnico-raciais presentes na obra original de Debret, que muitas vezes retratava uma visão eurocêntrica e estereotipada do Brasil. Vamos analisar as alternativas: (A) Gê Viana reproduz, em sua obra, as mesmas relações sociais representadas na obra de Debret. - Isso não é correto, pois Viana busca desconstruir essas relações. (B) Gê Viana exalta, em sua obra, especialmente as características físicas das pessoas retratadas, enquanto Debret enfatiza as relações pessoais. - Essa afirmação não reflete a intenção de Viana. (C) Gê Viana emprega, em sua obra, as mesmas técnicas e os mesmos materiais utilizados na obra de Debret, o que lhes confere grande semelhança. - Isso não é verdade, pois a intenção é diferente. (D) Gê Viana ignora aspectos relacionados a questões étnico-raciais em sua releitura da obra de Debret, focando apenas na estética visual da obra. - Isso não é correto, pois a questão étnico-racial é central na obra de Viana. (E) Gê Viana busca desconstruir, em sua obra, os estereótipos étnico-raciais presentes na obra original de Debret. - Esta alternativa é a mais correta, pois reflete a intenção de Viana de criticar e desconstruir os estereótipos. Portanto, a alternativa correta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

Relacionando os dados trazidos pela PNAD/IBGE e o conceito de raça do sociólogo Antônio Sergio Alfredo Guimarães, é correto afirmar:

(A) A hipótese de que a autopercepção racial de parte dos brasileiros mudou está em conflito com a tese de que raça é um construto social. Isso porque, como os traços fenotípicos da população brasileira mantiveram-se os mesmos de 2012 a 2022, não haveria motivos para o aumento dos autodeclarados pretos e pardos.
(B) A tese de que raças são construtos sociais ganha força diante das mudanças na autopercepção de parte dos brasileiros sobre sua condição racial. Alterações culturais e ideológicas da inserção social de negros e pardos teriam permitido o crescimento dos assim autodeclarados.
(C) As alterações na autopercepção racial captadas pelas pesquisas do IBGE não guardam relação com a ideia de que raça é um construto social. Na verdade, reafirmam que as raças são realidades biológicas e que mais indivíduos estariam se dando conta do seu verdadeiro pertencimento racial.
(D) Os dados colhidos pelo IBGE sobre o aumento da autodeclaração racial dos respondentes como pretos e pardos indicam que houve um aumento dessa população no Brasil, o que contraria a tese de que raça é um construto social, e não uma realidade biológica.
(E) A existência do racismo no Brasil indica que a tese de raça como construto social está errada. Se raça fosse um construto social, e não uma realidade biológica, os indivíduos prefeririam se declarar como brancos para evitar serem vítimas de racismo.
A
B
C
D
E

Mais conteúdos dessa disciplina