Logo Passei Direto
Buscar

Outros

UFRJ
Em abril de 1850, no Rio de Janeiro, o senador e ex-ministro do Império Bernardo Pereira de Vasconcellos (MG) garantiu que a doença não era assim tão perigosa: “Eu estou convencido de que se tem apoderado da população do Rio de Janeiro um terror demasiado e que a epidemia não é tão danosa como se têm persuadido muitos. Talvez fosse mais conveniente que o Governo não tivesse criado lazaretos [hospitais de isolamento] e feito tanto escarcéu.”
Identifique uma motivação dos dirigentes imperiais brasileiros para minimizar os danos causados, à época, pelas epidemias de febre amarela. Em seguida, tendo em vista a recente pandemia de covid-19, apresente uma das ações do governo federal, de 2019 a 2022, comparáveis ao pronunciamento do senador Vasconcellos.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673500 há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 3 meses

Uma motivação dos dirigentes imperiais brasileiros para minimizar os danos causados pelas epidemias de febre amarela era a preocupação com a imagem do governo e a estabilidade social. Eles temiam que o pânico e a percepção de uma crise de saúde pública pudessem levar a descontentamento e revoltas populares. Em relação à pandemia de covid-19, uma ação do governo federal entre 2019 e 2022 que pode ser comparada ao pronunciamento do senador Vasconcellos foi a tentativa de minimizar a gravidade da doença em seus primeiros momentos, com declarações que subestimavam a gravidade da pandemia e a eficácia das medidas de isolamento social. Isso gerou controvérsias e críticas sobre a gestão da crise de saúde pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina