Logo Passei Direto
Buscar

Outros

ESTÁCIO EAD
Para atender um caso de suspeita de suicídio, a perícia foi acionada e, chegando ao local do fato, peritos se depararam com um corpo sobre a cama de um dos cômodos. Ainda no local, observaram vários frascos de barbitúricos e benzodiazepínicos (medicamentos) vazios, e alguns comprimidos espalhados sobre a cama. Na necropsia, o médico-legista, sabendo apenas de que tratava de um suposto suicídio deveria coletar que material(is) biológico(s) para a análise toxicológica?
A) Conteúdo estomacal, por não apresentarem comprimidos inteiros nesse local.
B) Fragmentos de encéfalo, pelo fato de tais medicamentos atuarem nesse órgão.
C) Fragmentos de fígado, pelo fato de tais medicamentos serem metabolizados nesse órgão.
D) Sangue, urina, fragmentos de fígado, rins e encéfalo e o conteúdo estomacal.
E) Apenas a urina, por permitir uma correlação entre o ato consumado e o tempo de morte.
User badge image

Enviado por extraindoquestoes_dev_tst+673685 há 11 horas

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 11 horas

Para a análise toxicológica em casos de suspeita de suicídio, é fundamental coletar materiais biológicos que possam fornecer informações sobre a presença e a concentração de substâncias tóxicas no organismo. Vamos analisar as alternativas: A) Conteúdo estomacal, por não apresentarem comprimidos inteiros nesse local. - Embora o conteúdo estomacal seja relevante, não é suficiente por si só. B) Fragmentos de encéfalo, pelo fato de tais medicamentos atuarem nesse órgão. - Fragmentos de encéfalo podem ser relevantes, mas não são os únicos necessários. C) Fragmentos de fígado, pelo fato de tais medicamentos serem metabolizados nesse órgão. - O fígado é importante para a metabolização, mas novamente, não é suficiente. D) Sangue, urina, fragmentos de fígado, rins e encéfalo e o conteúdo estomacal. - Esta opção abrange uma gama completa de materiais biológicos que podem fornecer uma análise abrangente da presença de substâncias. E) Apenas a urina, por permitir uma correlação entre o ato consumado e o tempo de morte. - A urina é útil, mas não é a única amostra necessária. A opção mais completa e que atende melhor à necessidade de uma análise toxicológica em um caso de suspeita de suicídio é: D) Sangue, urina, fragmentos de fígado, rins e encéfalo e o conteúdo estomacal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Question Icon

O exame pericial de natureza médico legal realizado no indivíduo vivo tem como finalidade descrever, através de laudos, se houve danos e/ou alterações, qual o tipo (equimose, escoriação, fratura etc.) e a sua gravidade - caracterizada em leve, grave ou gravíssima. Assinale a alternativa que descreve, corretamente, a gravidade das lesões:
A) Lesão corporal de natureza leve - são lesões que resultam, para a vítima, a incapacidade de realizar as suas ocupações habituais (trabalho e ações corriqueiras do dia a dia) por mais de 30 dias, como, por exemplo, as fraturas.
B) Lesão corporal de natureza grave - é determinada pelos médicos legistas, mesmo não descritas no Código de Processo Penal (CPP), como sendo as escoriações, os hematomas e as equimoses, de qualquer tamanho e quantidade pelo corpo, e produzidas de diferentes formas.
C) Lesão corporal de natureza gravíssima - denominada no meio médico legal e não no CPP, para diferenciar-se da lesão de natureza grave. Para caracterizar esse tipo de lesão, ela deve resultar à vítima, na incapacidade permanente (perda ou inutilização total, e sem reversão de membro, sentido ou função) - amputação ou paralisia de membros.
D) Lesão corporal de natureza gravíssima - são lesões que resultam, para a vítima, a incapacidade de realizar as suas ocupações habituais (trabalho e ações corriqueiras do dia a dia) por mais de 30 dias, por exemplo, as fraturas.
E) Lesão corporal de natureza grave - denominada no meio médico legal e não no CPP, para diferenciar-se da lesão de natureza grave. Para caracterizar esse tipo de lesão, ela deve resultar à vítima a incapacidade permanente (perda ou inutilização total, e sem reversão de membro, sentido ou função) - amputação ou paralisia de membros etc.

Mais conteúdos dessa disciplina