Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Escola Bom Jesus
Na Região Nordeste: I. Desde que a soja passou a ser efetivamente cultivada no país, a região tem se mantido na liderança da produção desse produto na agricultura brasileira e os estados de Maranhão e Piauí respondem por cerca de 95% da produção regional. II. Três estados - Bahia, Maranhão e Piauí -, são responsáveis por quase toda a produção regional de soja. Nas áreas de cerrados destes estados, os padrões técnicos aplicados na produção assemelham-se ao da região Centro-Oeste. III. A Bahia sozinha produz cerca de 75% da produção regional. No Maranhão, a grande área produtora são as regiões de cerrados do sul e no Piauí, onde a produção é ainda pequena, o destaque é a porção meridional do estado. IV. Nas áreas onde a agricultura se apresenta bastante modernizada, começaram a surgir pressões com o objetivo de propor mudanças na divisão político-administrativa vigente: criação de um estado de São Francisco, no oeste da Bahia, de um estado do Gurguéia no sul do Piauí e do estado do Maranhão do Sul, na porção meridional do estado. V. A cultura da soja ao se expandir para o sertão suplantou, pouco a pouco, cultivos comerciais como o do arroz, substituindo as lavouras de subsistências, a pecuária extensiva e incorporou espaços até então não utilizados para o uso agrícola. É correto o que se afirma APENAS em:
A) I, II e V.
B) I, III e IV.
C) I, III e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
User badge image
estudandocomquestoes

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Inteligência Artificial do Passei Direto Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Desde que a soja passou a ser efetivamente cultivada no país, a região tem se mantido na liderança da produção desse produto na agricultura brasileira e os estados de Maranhão e Piauí respondem por cerca de 95% da produção regional. Essa afirmativa é verdadeira, pois Maranhão e Piauí realmente têm se destacado na produção de soja na Região Nordeste. II. Três estados - Bahia, Maranhão e Piauí -, são responsáveis por quase toda a produção regional de soja. Nas áreas de cerrados destes estados, os padrões técnicos aplicados na produção assemelham-se ao da região Centro-Oeste. Essa afirmativa é verdadeira, pois esses estados são os principais responsáveis pela produção de soja na região e os métodos de cultivo são semelhantes aos do Centro-Oeste. III. A Bahia sozinha produz cerca de 75% da produção regional. No Maranhão, a grande área produtora são as regiões de cerrados do sul e no Piauí, onde a produção é ainda pequena, o destaque é a porção meridional do estado. Essa afirmativa é falsa, pois a Bahia não é responsável por 75% da produção regional de soja, e a produção no Piauí é ainda menor. IV. Nas áreas onde a agricultura se apresenta bastante modernizada, começaram a surgir pressões com o objetivo de propor mudanças na divisão político-administrativa vigente: criação de um estado de São Francisco, no oeste da Bahia, de um estado do Gurguéia no sul do Piauí e do estado do Maranhão do Sul, na porção meridional do estado. Essa afirmativa é verdadeira, pois há discussões sobre a criação de novos estados nessas regiões. V. A cultura da soja ao se expandir para o sertão suplantou, pouco a pouco, cultivos comerciais como o do arroz, substituindo as lavouras de subsistência, a pecuária extensiva e incorporou espaços até então não utilizados para o uso agrícola. Essa afirmativa é verdadeira, pois a expansão da soja tem impactado outras culturas e práticas agrícolas na região. Agora, vamos compilar as informações: - I: Verdadeira - II: Verdadeira - III: Falsa - IV: Verdadeira - V: Verdadeira Portanto, as afirmativas corretas são I, II, IV e V. A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é: A) I, II e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere as afirmativas abaixo. I. A agricultura foi sempre o tema de maior discórdia. Países em desenvolvimento querem fim de subsídios que distorcem os preços e o comércio de produtos, mas a UE e os EUA relutaram e fizeram propostas de redução do protecionismo consideradas insuficientes pelos países em desenvolvimento. II. Bens industriais, de maior peso para os países desenvolvidos, foram os bens mais negociados na Rodada do Uruguai, na década de 1990. A UE e os EUA queriam propostas mais avançadas de corte nas tarifas por parte dos parceiros em desenvolvimento. O resultado da posição dos países a que as afirmativas se referem pode ser associado:
A) às negociações sobre as barreiras comerciais, que impedem a redução da pobreza mundial, entre os países ricos e pobres tiveram início em julho de 2006 durante a Rodada de Doha.
B) à Rodada de Doha em 2006 promoveu o fortalecimento da posição dos países pobres que defendiam a redução da pobreza mundial através da liberalização do comércio de produtos industrializados.
C) à Rodada de Doha de liberalização do comércio, que deveria ser a rodada do desenvolvimento e de ajuda a diminuir a pobreza mundial, fracassou em 2006, sendo suspensa por tempo indeterminado.
D) ao acordo entre a UE e os EUA, para que os países em desenvolvimento mantivessem tarifas protecionistas na importação de produtos de origem agropecuário, fracassou.
E) à redução de tarifas e a liberação comercial dos produtos primários para beneficiar os países pobres e em desenvolvimento consolidaram as negociações entre o Mercosul e a Alca.

Se observarmos a taxa média de desflorestamento por estado, verificaremos que os estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia foram aqueles que apresentam maior crescimento progressivo das taxas de desflorestamentos para o período que se inicia em 1991(...) Tal fato nos remete à hipótese de que o avanço do desmatamento não é produto da pressão demográfica direta, mas sim de forças econômicas transformadoras referenciadas por pacotes tecnológicos excludentes de grandes quantidades de mão-de-obra. Tais forças transformadoras representam grupos de pressão tanto em nível local, regional, quanto internacional. Essa hipótese é corroborada pelos tipos de demandas em escala internacional e nacional que exercem pressão sobre a região. As maiores são representadas pela madeira, pecuária e grãos, atividades pouco absorvedoras de mão-de-obra, mas com alta capacidade espacial de destruição do mosaico ecológico e de desestruturação das populações tradicionais amazônicas. A atuação das forças transformadoras na região a que o texto se refere
A) atendem aos princípios sobre a Política Nacional de Meio Ambiente previstos na Constituição Federal de 1969.
B) estão em desacordo com os Objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente instituídos pela Lei n° 6.938/81.
C) seguem os preceitos do capítulo sobre Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal de 1988.
D) ferem os artigos sobre a Proteção e Defesa da Fauna e da Flora brasileiras previstos na Lei n° 8.078/90.
E) transgridem os princípios constitucionais de Administração da Coisa Pública regulamentados pela Lei n° 6.107/94.

Mais conteúdos dessa disciplina